Wednesday, May 30, 2007

NÃO DÊ ESMOLAS - Criança quer futuro

“Um dia frio, um bom lugar para ler um livro” ... e o pensamento viajando bem longe, até encontrar na memória, pessoas que encontrei na rua sentindo mais frio do que poderiam sentir. Ví crianças de ruas, velhinhos abandonados e famílias desabrigadas por causa da chuva.

Normal, infelizmente vemos essas cenas quase todos os dias. Mas um caso em especial chamou minha atenção. Uma garotinha , sem agasalho e com muita fome, que aparentemente a pedido de sua mãe, veio até a mim pedir alguns trocados – como é comum acontecer. Lembro-me bem quando a olhei profundamente, e naqueles olhos passei a sentir um calor que não era proporcionado pelo meu agasalho, e sim pelo olhar cativante daquela garotinha feliz que passava dificuldades, como tantas outras crianças que vivem na rua.

Abrir minha bolsa, e olhando para a a minha direita, avistei um cartaz que dizia: Não dê esmolas. Percebendo que eu havia visto aquele cartaz, a mãe da garotinha que me observava a distância, dirigiu-se a mim com um olhar que congelara meus movimentos. E agora, o que fazer?
Dar esmolas aquela garotinha e contribuir para que sua mãe continue usando-a para conseguir dinheiro sem esforço ? Ou sair imediatamente de onde estava e esquecer aquele olhar que aquecera meu coração? Antes que eu tomasse alguma decisão, a mãe da garotinha aproximou-se rapidamente e a puxou pelas orelhas gritando: Eu já lhe falei para não pedir esmolas menina? Você ver esses trombadinhas na rua pedindo esmola e quer fazer igual? Vai vestir um agasalho que tá fazendo muito frio. E olhando para mim, envergonhada, disse-me. Me desculpe senhorita, essa menina faz tudo o que ver os outros fazerem. E ainda sem ação e sem graça, eu seguí meu caminho. E de longe eu gritei: Senhora, matricule-a numa escolinha de teatro, assim ela terá oportunidade de representar tudo o que vê. Conclusão : Não dê esmolas, dê soluções. Criança quer futuro.
"É o espírito de solidariedade humana que leva alguém a oferecer uma esmola. Entretanto, é importante que você pense nisso: este gesto de amor ao próximo pode estar contribuindo para que o problema aumente. Quem está nas ruas está mais próximo de organizações envolvidas com o tráfico de drogas ou da prostituição infantil. Quem dá esmola não pretende nada disto. Mas muitas vezes, por desconhecer os atendimentos que são ofertados, você acaba contribuindo para que a esmola se transforme em uma verdadeira indústria, atraindo crianças, jovens e adultos para as ruas, expondo essas pessoas aos riscos da violência urbana. "

1 comment:

Unknown said...

Oie, Muito interessante essa história...

...Acreditamos naquilo que a mídia nos mostra, que nosso pai nos ensina, em achar que as pessoas são todas iguais... julgar um livro apenas pela capa...

A vida nos prega peças e temos que estar preparados para atuar...

“O dinheiro é sinal de caráter?!, para alguns é a falta dele...

by***